Sistema de envio de SMS em massa – O que é e como funciona?

O envio de SMS em massa é atualmente uma das mais eficazes, rápidas e econômicas formas de se comunicar com as pessoas para realizar cobranças, vendas, relacionamentos, pesquisas, divulgações, etc…

Apesar de algumas outras abordagens, como o uso de WhatsApp e outras redes sociais, já serem uma realidade, o uso de SMS continua forte devido à sua flexibilidade e abrangência.

Nem todos os celulares usam WhatsApp e, mesmo quando usam a comunicação entre empresas e pessoas nesse modelo, ainda não está solidificada, principalmente, quando a comunicação precisa ser massiva.

O que é envio de SMS em massa

O envio de SMS em massa ocorre quando você envia uma mesma mensagem, ou mensagens variadas, para um grande número de telefones celulares de uma única vez.

Esse tipo de disparo de SMS é geralmente usado quando a empresa precisa divulgar uma mensagem de forma rápida e atingindo muitas pessoas de uma única vez ou quando é necessário diminuir drasticamente os custos com abordagens de cobrança ou relacionamento com os clientes.

A estratégia de enviar SMS para cobrar uma carteira de inadimplentes é utilizada por praticamente todas as assessorias de cobrança do Brasil.

Disparos massivos de SMS para venda de produtos ou serviços são utilizados também por diversos outros segmentos.

Como disparar SMS em massa

O disparo de SMS em massa pode ser feito de três formas principais:

  • a) Disparo de SMS em massa com um arquivo
  • b) Disparo de SMS em massa colando as informações na tela
  • c) Disparo de SMS via API/Web Service

A escolha de como o processo será feito depende obviamente de quantas mensagens você precisa enviar, de quantas pessoas serão responsáveis por esse envio e de quais tecnologias e processos a sua empresa dispõe.

Geralmente, em assessorias de cobrança, esse processo é feito com o uso de arquivos.

Quando estamos falando de um departamento interno de cobrança a combinação de localização cadastral com disparo de SMS individual pode ser o mais indicado.

Já quando você tem uma operação de cobrança extremamente integrada ou faz uso de CRMs ou outras ferramentas que podem se valer de uma boa integração, o uso de um web service pode ser extremamente vantajoso.

Independente de qual seja o seu segmento de atuação e modelo de disparo/envio, o uso de SMS em massa faz uma grande diferença na hora de se comunicar, cobrar, se relacionar, vender e reduzir custos de diversas operações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *